Essa propaganda foi ao ar em 2012 pela empresa Devassa, ao anunciar a Cerveja Preta da marca. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou que o grupo responsável pela produção da Devassa alterasse o polêmico anúncio da cerveja Devassa Negra, pois segundo o órgão, a propaganda continha informações e associações ambíguas de teor racista e sexista.
Além de evidenciar o corpo da mulher negra, o conteúdo continha a seguinte frase: “É pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra. Devassa negra encorpada. Estilo dark ale de alta fermentação. Cremosa com aroma de malte torrado”. O Conar entendeu que as infrações cometidas pela publicidade estão previstas nos artigos do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
Para o ouvidor da Seppir (SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL), Carlos Alberto de Souza e Silva Júnior no período houve a propagação de veiculação de uma imagem deturpada da mulher negra. “A frase utilizada na peça associa a imagem de uma mulher negra à cerveja, reforçando o processo de racismo e discriminação a que elas estão submetidas historicamente no Brasil e que é caracterizado, entre outras manifestações, pela veiculação de estereótipos e mitos sobre a sua sexualidade”, considerou.
Comentem...
😱😱😱😱😱😱
ResponderExcluirAchou um absurdo Rhaiik?! Como acha que a propaganda poderia ser melhor pensada? Ou que opnião tem sobre a matéria?
ResponderExcluiracho isso um absurdo,as pessoas tem que para de fazer propagandas expondo as melheres....
ResponderExcluirConcordo Lua... realmente a industria de propagandas ainda é muito machista, e se aproveita da hipersexualização da mulher para ibope e divulgação de vários produtos.
Excluirainda mais propagandas de servejas....
ResponderExcluirÉ muito triste vê que de pois de tantos anos de luta pela igualdade nos mulheres ainda somos submetidas a esse tipo de situação sem falar no racismo que contém nessa propaganda - sininho ap
ResponderExcluirRealmente Sininho... infelizmente ainda tem muita coisa a ser feita, para essa situação venha mudar!
ExcluirOloko bicho... Uma coisa dessa não pode, expondo mulheres dessa maneira. Fora o racismo né meu ?!
ResponderExcluir- Faustão
Pois é Fausto Silva, n pode mesmo expor uma mulher e trata-la dessa maneira. Diga nao ao racismo.
ExcluirGeramildo
Ñ podemos julgar os outros pela cor pq somos todos iguais Oliveira09
ResponderExcluir